A Casa

“Pois se há vida na casa, a porta… há de estar como a vida…aberta”

Carlos Drummond de Andrade

 


NNNNOOOOO 001

De autoria e direção de Rudifran Pompeu, A CASA recebeu prêmio de melhor texto pela Associação de Críticos em Arte (APCA) no ano de 2006. Inspirada na obra e universo de Guimarães Rosa, conta a história do homem que reencontra seu passado em uma casa envelhecida e repleta de sensações. O público, guiado por este homem, passa por vários ambientes do velho casarão com seus vidros quebrados e batentes apodrecidos – toda a instalação técnica da casa é aproveitada para compor a caracterização das cenas.

Assim, o espectador é convidado às sensações da personagem, interagindo com suas lembranças, no aroma do café e no cheiro do bolo que invade a casa – espaço onde a imaginação e a realidade se confundem.

Passam pela casa viajantes, tropeiros e uma infinidade de personagens que fizeram parte da vida (e que fazem parte da imaginação) deste homem. As personagens trazem em suas vestes referências do sertão de Minas, e as cores dos figurinos e adereços variam de acordo com a realidade sertaneja. Algumas cenas emprestam do ilusionismo seu elemento narrativo, e o público poderá ver objetos levitando a dois metros de distância – alusão aos velhos “circos” de interior, típicos da cultura popular difundida no sertão de Minas Gerais. A iluminação segue um plano simples com focos gerais, no qual os detalhes são acentuados com lampiões, lamparinas, velas e formas que privilegiem a estética sugerida.

_DSC5146                           "A Casa"                                        

 

“E por que é que tamo nesse redimunho?”

Anúncios

Uma resposta para “A Casa

  1. Natasha

    Estou disposta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s